Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Porque colocar plantas em lagos?

Umas das perguntas mais comuns que sempre chegam aqui na Lagos & Cia são: Preciso colocar plantas no meu lago? Qual plantas colocar no lago?

Acontece que a pergunta mais importante é a que menos se faz, porque colocar plantas no meu lago?



Ai é que mora a verdadeira questão, onde, a resposta trará real aprendizado, depois, sabendo porque se deve colocar plantas no lago, fica fácil decidir se você vai ou não colocar plantas e quais colocar.

Nós já tratamos aqui no Blog sobre o ciclo do Nitrogênio e a sua importância para a filtragem, se não viu corre lá e da uma lida antes de ler este tópico.

Bom, como você viu lá no outro tópico, o final do processo de decomposição da matéria orgânica na água gera nitrato, nitrato como bem sabemos é um adubo para plantas, quem nunca ouviu falar do famoso NPK (Nitrogênio- Fosforo e Potássio), pois bem, nessa formula o nitrogênio é assimilado pelas plantas na forma de Nitrato.


As algas verdes que deixam a água dos lagos turvas são micro plantas que se utilizam desse nitrato, que estará disponível na água após a decomposição da matéria orgânica, pra se alimentar e se reproduzir (e reproduzir é algo que elas fazem muito rápido).

Quando colocamos plantas dentro d'água, estas, que são seres mais complexos do que as algas (e que também crescem e se reproduzem muito rápido) passam a concorrer com as algas para se alimentar deste nutriente (Nitrato), como são maiores as quantidades de nitrito assimilado pelas plantas também é muito maior, quanto maior a quantidade de Nitrato consumido pelas plantas, menor será a disponibilidade para as algas, ou seja, conseguimos controlar ou até mesmo diminuir a quantidade de algas no lago, podendo até acabar com elas.


Isso diminui a necessidade de filtragem e facilita para manter a água cristalina.

Outro ponto importante é que as plantas também assimilam outros elementos da água, tornando o lago mais próximo da natureza e assim mantendo o sistema mais estável e "robusto", ou seja, em ocasiões especiais que poderiam modificar as condições da água e criar problemas, como por exemplo uma chuva muito forte após um período de seca (é muito comum o lago ter um surto de algas nessas ocasiões), o equilíbrio gerado pelas plantas, faz com que o lago se comporte melhor em ocasiões como estas.


Plantas também ajudam a manter mais estável a temperatura do lago, servem de sombreamento para os peixes, esconderijo para alguns deles, as raízes servem de ninho para postura de ovos, alguns peixes as comem e além disso o lago fica muito mais bonito com plantas.

Se você tiver alguma dúvida sobre esse ou qualquer outro assunto relacionado a lagos ornamentais, sinta-se a vontade para nos contatar através de nosso site www.lagosecia.com.br - email: falecom@lagosecia.com.br ou pelos telefones (19) 4113-1113 e Whats (19)9 7423-1756


Nenhum comentário:

Postar um comentário