Pesquisar neste blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ração a granel não é legal

Diga não a venda de ração a Granel.

Rações a granel são muitos comuns no mercado nacional, porém, esta prática, além de ilegal, pode ser extremamente prejudicial para seu Pet, venha com a gente e entenda melhor porque?

Não é de hoje, que boa parte das pessoas sabem: venda de ração a granel não é uma boa ideia. Várias matérias e artigos já foram escritos sobre isso (e listaremos alguns abaixo), mais o fato é que, ração (qualquer outro produto) vendida a granel, trás muitos riscos ao seu bolso e a saúde do seu animal.

1º - Embalagem

Toda empresa tem o dever legal de expor de forma clara e de fácil entendimento, dados importantes sobre o produto vendido, informações essas que, no caso de rações, são de total importância para se efetuar uma boa compra. Listamos os principais abaixo.
  • Data de fabricação e validade (além do lote)
  • Informações nutricionais
  • Formulação do produto (ingredientes)
  • Níveis de garantia de sues nutrientes e vitaminas
  • Dosagem
  • Recomendações sobre o uso (raça, tamanho, idade e etc.)
  • Recomendações sobre estocagem
Não preciso nem dizer que quando você compra uma ração a granel, você ja perde, de cara, todas as informações acima. (Saiba mais em http://www.abre.org.br/setor/legislacao/rotulagem-de-embalagem/)

2º - Prazo de validade

Além de não ter como saber qual é o prazo de validade de um produto comprado a granel, o que, por si só já é péssimo, e lembrando que o prazo de validade é informado pelo fabricante com base no produto lacrado, os fabricantes também informam, nas embalagens, qual é o prazo para consumo do produto depois de aberto.
Detalhe conservação - Ração Golden
Detalhe das observações de conservação em um saco de ração Golden
Agora me diga, como saber quando o saco foi aberto pelo revendedor para, então saber, em quanto tempo você precisa consumir esta ração? Alias, o produto esta mesmo dentro do prazo de validade?

3º - Nutrientes

Não é a toa que os fabricantes indicam prazos de validade e prazos para consumo do produto em suas embalagens. Produtos como rações (alimentos em geral) perdem parte, ou a totalidade, de seus nutrientes quando expostos por muito tempo ao meio ambiente. Fatores como calor, contato com o ar, umidade e até mesmo a luz, faz com que boa parte deles se degradem, modificando as características nutritivas e até mesmo físicas no produto. Ou seja, você corre o risco de dar ao seu Pet, uma massa sem o valor nutricional que espera.

4º - Aparência, sabor e odor

Rações em geral, tem características que fazem com que o animal se interesse em comer aquilo (afinal, nenhuma ração se parece nem um pouco com um belo bife), sabor e odor são as principais delas, produtos fora da embalagem original, perdem facilmente estas características, fazendo com que o animal perca o interessa no alimento.

5º - Parasitas, pragas e doenças

Qual bom rato não adoraria comer um belo punhado de ração fresquinha todos os dias? Quantas baratas podem ser atraídas por uma ração bem cheirosa? Pois é, pragas urbanas adoram se alimentar de rações de animais domésticos, muito sabor, odor agradável e disponibilidade farta em sacos e potes abertos (não lacrados) durante a madrugada, são um prato bem chamativo para esses animaizinhos.
Ratinho em um saco de ração vendida a granel
Ta uma delicia isso aqui!!!
Essas pragas urbanas, podem infectar a ração que você compra a granel com diversas doenças, fungos, parasitas e todo tipo de coisa indesejável para um Pet comer, inclusive veneno, afinal, quem vende ração a granel precisa dar um jeito de se livrar desses bichinhos.
Veneno de rato no meio das rações agranel
Veneno de rato no meio dos potes de ração a granel, os roedores podem passar por cima do veneno e levar partes deles em suas patas e pelos até as ração que você compra.
6º - Preço

Pode parecer muito mais cômodo e vantajoso comprar ração a granel, porém, não é. Uma grande certeza que todo criador de Pet's tem é que ele vai precisar comprar ração sempre, então porque não pagar menos comprando sacos maiores? Quem vende ração a Granel visa única e exclusivamente o aumento do lucro na venda deste produto, afinal eles compram um pacote bem grande e vendem fracionado, todos sabemos que tanto maior o saco, menor e o preço do produto, enfim, porque não deixar com você o lucro de comprar um saco de ração maior? Mais o saco grande vai durar muito tempo e você não quer estocar, pois se não o produto estraga? Bem o cara que vende a granel esta fazendo isso por você, mais apesar disso, existem soluções de embalagens a vacuo ou mesmo contêineres para armazenagem de ração que evitam este problema.

Veja um exemplo:
https://lagosecia.com.br/produtos/pet-s-cia/997-container-para-racao-com-capacidade-de-ate-45kg-com-comedouro-furacao-pet.html

7º - Reclamar pra quem?

Todos os fabricantes de rações tem SAC's (serviços de atendimento ao cliente) e, boa parte deles, ainda tem políticas de troca de ração, ou devolução do dinheiro caso seu cachorro não coma a ração, mais para isso, você precisa ter a embalagem do produto e, grande parte da ração ainda dentro dela, além de que, ela precisa estar dentro do prazo de validade. Além de que, caso a ração de alguma reação em seu cão, ou ela apresente algum outro problema, como por exemplo brocas e bicheira, pra quem você poderá reclamar?

Em resumo, comprar ração a granel, além de caro pode ser uma grande roubada!

Links relevantes
http://www.tramaweb.com.br/press-release/11661/cinco-motivos-para-nao-comprar-racao-a-granel.aspx
http://vivaiona.blogspot.com.br/2014/01/por-que-nao-comprar-racao-granel.html
http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2014/11/cbn_vitoria/comentaristas/tatiana_sacchi/1484737-racao-a-granel-um-risco-para-a-saude-dos-pets.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário