Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Lagos para Tartarugas

É muito comum no Brasil a criação doméstica de "tartarugas".

Apesar de popularmente todos os quelônios (quelônio é o nome dado a família de animais a qual as tartarugas pertencem) serem chamados de tartaruga, tartaruga mesmo são as aquáticas, tanto marinhas quanto de água doce, porém existem também os cagados que vivem em água doce e os jabutis que são quelônios que vivem exclusivamente na terra.

Cagado:



Jabuti:



Falaremos aqui sobre as tartarugas que são mais comuns para criação em lagos ornamentais e até mesmo em aquaterrarios, que são a tartaruga tigre d'agua e a tartaruga de orelha vermelha.

A tartaruga tigre d'agua é originaria do Brasil e a criação e comercialização só é autorizada por criadouros certificados e cadastrados no IBAMA.

Tigre d'agua:




A tartaruga de orelha vermelha é originário dos Estados Unidos e também tem sua comercialização restringida pelo IBAMA só podendo ser comercializados por criadouros devidamente cadastrados.

Orelha Vermelha


Bom passada as apresentações vamos ao que interessa.

Um lago ornamental para tartarugas em sua essência não difere muito de uma lago para carpas ou kinguios a unica diferença é que para a criação de tartarugas é necessário que se deixe um local de fácil acesso para que a tartaruga possa sair da água para descansar. É bastante aconselhável que o local tenha iluminação solar direta, ou que tenha acesso fácil a uma área com iluminação ou ainda alguma fonte de calor (são vendidas no mercado pedras artificiais com aquecimento) para que o animal possa se aquecer, pois as tartarugas tem sangue frio.

Outra particularidade é a alimentação. As tartarugas são onivoras e comem praticamente de tudo, porém é aconselhavél a administração de ração adequada a espécie criada, contudo, plantas e peixes que por ventura habitem o lago seram utilizadas como alimento pelas tartarugas.

Não é aconselhável criar tartarugas junto com kinguio, carpas e outros peixes menos ariscos, pois seram presas fáceis para as tartarugas, porém é possivél cria-los em harmonia em um lago com proporções suficientes para proporcionar possibilidade de fuga aos peixes.

Uma caracteristica das tartarugas é que elas tem seu ritmo biológico diminuido no periodo frio fazendo com que elas comam e se locomovam menos, é bem comum que elas se abrigem em locais mais aquecidos (tenho um lago com um casal de tartarugas de orelha vermelha e o lago tem acesso a toda a casa, minha tartaruga fêmea costuma passar dias atrás da minha geladeira se aquecendo no motor da mesma).

Apesar de as tartarugas "sujarem" mais a água do que os peixes, não necessitam de sistemas especiais de filtragem ou bombeamento e por respirarem fora d'agua não precisam de cuidados especiais com a oxigenação da água. As tartarugas também são resistentes ao cloro da água da torneira e se você cria apenas tartarugas, não precisa se preocupar com as reposições de água.

Tartarugas são ótimos animais de estimação, são fáceis de criar, são super resistentes a doenças e vivem cerda de 30 anos em cativeiro.

Caso você tenha uma tartaruga ou quer ter uma e tem dúvidas quanto a criação, alimentação e etc. é só postar aqui que teremos todo o prazer em lhe responder.

Se precisar de ração, petiscos ou vitaminas para a sua tartaruga, venha para a Lagos & Cia e aproveite nossas promoções - Rações de répteis

Atenciosamente,
Equipe Lagos & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário