Muitas pessoas tem a ideia de colocar um cano ou ralo no fundo do lago, para pegar água no fundo, e acham que isso fará com que a água carregue com ela a sujeira que afunda, assim deixando o lago mais limpo.
Acontece que (principalmente num lago grande) isso não acontece. A sujeira que afunda, gruda lá no fundo e não sai de lá, a menos que você retire ela mecanicamente.
Acontece que (principalmente num lago grande) isso não acontece. A sujeira que afunda, gruda lá no fundo e não sai de lá, a menos que você retire ela mecanicamente.
Um exemplo que costumo usar: Um carro cheio de pó na lataria, você vai lá e joga água nele todo (sem usar maquinas de pressão). Quando o carro seca a sujeira continua toda lá (talvez até pior), ou seja, se você não esfregar o carro a sujeira não sai.
Ou seja, o tubo ficando lá no fundo não vai fazer a sujeira sair de lá. Além de isso não ajudar o lago ainda atrapalha... vou explicar
Um lago precisa de movimentação de água correto? Essa movimentação da água serve, basicamente para:
1 - Dar oxigenação, pois, a movimentação da superfície aumenta muito a área de contato da água com o meio ambiente e, assim, aumenta a quantidade de trocas gasosas, aumentando a oxigenação da água.
2 - A movimentação também, tem o papel de fazer com que todo a água de todo o lago, mais cedo ou mais tarde, passe pelo filtro. Esse movimento, continuo e direcionado (bombas de um lado, saídas de outro) faz com que a corrente de água, carregue a sujeira, o máximo possível, antes de afundar e, assim, conseguir que o máximo de sujeira possível vá até o filtro.
Pois bem, sabendo disso vamos pensar no comportamento da água.
Geralmente (quase sempre na verdade) ela volta para o lago de fora para dentro (caindo), isso é bom e necessário pois movimenta a superfície, mas, faz com que o fluxo de água aponte para o fundo do lago.
Se a coleta de água é também no fundo do lago, a corrente de água tende a permanecer no fundo, ou seja, a "corrente de sujeira" é carregada pelo fundo, diminuindo a distancia que ela precisa percorrer até afundar (afinal ela já esta lá no fundo mesmo) e depois que ela afunda amigo, como já vimos acima, não sai mais de lá a menos que seja mecanicamente movimentada (o que é bem difícil principalmente em lagos grandes).
Além disso, com a água corrente, majoritariamente pelo fundo, teremos uma condição de pouca movimentação nas camadas superiores de água e, sabemos que é lá que a água é oxigenada, ou seja, oxigenamos pior a água.
Sem contar que, passando pelo fundo, apenas uma pequena parcela da água vai ser movimentada, assim a tendência de decantação, que já é grande neste sistema, fica ainda maior.
Ou seja, no final das contas o que as pessoas fazem para tirar o lodo do fundo, só vai fazer com que você tenha ainda mais lodo.
Outra ideia que as pessoas tem é de que um lago, quando chove, a água transborda freneticamente e que por causa disso o lago precisa de um ladrão para fazer com que o lago não transborde.
Bom, o lago vai realmente transbordar quando chover bastante, porém, a quantidade de água que vai sair do lago, além de não ser grande, vai estar distribuída por todo o perímetro do lago, ou seja, é incapaz de criar uma corrente de água que possa carregar um peixe ou qualquer outra coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário