Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de julho de 2015

O clima frio prejudica o lago?

Artigo publicado no forum da Lagos & Cia em 2011.

http://lagosecia.forumeiros.com/t1-lagos-ornamentais-e-o-clima-frio

Mais uma vez estamos chegando no inverno e com este clima mais frio sempre ressurgem algumas duvidas na cabeça de "lagueiros" de todo o pais.

Uma destas duvidas e quanto a profundidade ideal do lago. É muito comum de se escutar pessoas falando que a profundidade ideal de um lago ornamental é de uma metro, pois seria a profundidade necessária para que peixes como as carpas possam hibernar.

Esta afirmação esta correta - mais apenas para locais onde a temperatura permanece abaixo de 0º por longos períodos. Esta forma de se fazer lagos ornamentais vem da Europa, local onde o inverno é muito rígido e a profundidade se faz necessária para manter no fundo do lago água em temperatura aceitável para a sobrevivência dos peixes.

Contudo em nosso Brasil tropical esta profundidade além de desnecessária, acaba aumentando consideravelmente os custos de montagem e manutenção do lago, além de dificultar a ornamentação das bordas do lago. No Brasil a profundidade ideal, apesar de depender proporcionalmente das outras dimensões do lago, não precisa ser superior a 30cm e em lagos bem pequenos, muitas vezes construídos dentro de casa, esta profundidade pode ser ainda menor.

Bom mesmo é manter uma proporcionalidade estética entre a profundidade e a largura/comprimento do lago, além de levar em consideração o tipo de peixe que será inserido.

E por falar em peixes, o outono e inverno não são épocas boas para se colocar novos peixes em um lago, pois é um período com variações muito bruscas de temperatura. A grande maioria dos peixes é mantida em águas aquecidas nas lojas, isso acontece pois nas lojas de aquários os peixes são mantidos em baterias de aquários que compartilham a mesma água, sendo assim peixes de água fria e de água quente acabam compartilhando o mesmo ambiente aquático e em geral calor não faz mal, porém o frio sim, então todos acabam ficando em águas aquecidas.

Como a água do lago geralmente é fria os peixes novos não terão tempo para se adaptar as novas condições de temperatura e poderão adoecer e até morrer, aconselhamos que novos peixes sejam colocados no lago apenas na primavera e verão.

Uma grande exceção a introdução de novos peixes no lago são as carpas, na grande maioria dos locais de vendas de carpas elas ficam em água sem aquecimento e neste caso poderão ser levadas ao lago sem problemas, porém apenas as que forem mantidas em local sem aquecimento.

Outro ponto importante é quanto a vegetação.

As plantas aquáticas mais utilizadas na ornamentação de lagos no Brasil é de clima tropical. Estas plantas (alocácias, samambaias, filodendos, copos de leite e etc) costumam diminuir sua velocidade de crescimento e também seu tamanho e isto é normal, principalmente em regiões mais frias como no sul e sudeste. As plantas flutuantes podem até sumir em alguns casos.

Outro ponto de suma importância é a temperatura da água. Quanto maior a quantidade de água em uma lago, menor são suas variações de temperatura e assim menor a possibilidade de surgimento de doenças relacionadas ao frio, contudo em lagos menores onde a quantidade de água é inferior a 500lt é essencial que a temperatura da água seja acompanhada e até controlada para que as variações não ultrapassem 3 graus em menos de 1 hora.

Enfim em nosso Brasil abençoado por Deus o inverno não traz muitos problemas e com apenas alguns cuidados simples o seu lago vai passar sem nenhum problema pelo inverno que vem chegando.

Ainda tem dúvidas? Fique a vontade para entrar em contato conosco, teremos total satisfação em lhe atender

Nenhum comentário:

Postar um comentário