Pesquisar neste blog

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Conheça um pouco mais sobre o ciclo do nitrogênio e sua importância para o funcionamento do seu lago


Todos devem se lembrar que na escola estudaram o ciclo da água que, evapora, condensa, chove e volta para os rios e lagos. Bom em todos os lagos (e também aquários) ocorre um ciclo tão importante para o lago quanto o ciclo da água para a vida humana, é o ciclo do nitrogênio.

Todos os lagos, naturais ou artificiais terão um ciclo de nitrogênio, completo ou não. Um bom funcionamento deste ciclo irá ditar se seu lago terá uma existência saudável.

O nitrogênio é um elemento químico essencial para a vida terrestre, pois é com ele que os organismos vivos conseguem produzir moléculas como aminoácidos e proteínas, sabendo disso começaremos nosso ciclo.

Toda matéria orgânica contém nitrogênio e quando restos de matéria orgânica (folhas, restos de comida, fezes, urina, pequenos insetos mortos e etc) entram em decomposição na água produzem amônia (NH4). A amônia é extremamente tóxica para a vida aquática e será rapidamente convertido em nitrito (NO2) pelas bactérias aeróbicas ou nitrificantes, que são conhecidas como as bactérias benéficas que ficam alojadas nas mídias dos filtros biológicos. O nitrito apesar de ainda ser tóxico é bem menos letal do que a amônia. O nitrito por sua vez será convertido pelas bactérias nitrificantes em nitrato (NO3) que é um elemento orgânico não tóxico (nutriente) fácil de ser assimilado por plantas e algas fechando o ciclo do nitrogênio.

Por este motivo é extremamente importante ter um filtro biológico eficiente, pois sem a grande quantidade de bactérias que se alojam no filtro será muito mais difícil de converter toda a amônia gerada no lago em nitrato prejudicando a qualidade da água e a saúde dos peixes.

Contudo o nitrato é um excelente nutriente e seu excesso na água do lago favorece a proliferação de algas, ou seja uma lago é um mini ecossistema vivo e seu bom funcionamento depende de um perfeito equilíbrio entre todos os seus seres e recursos.

Abaixo temos uma imagem que mostra de forma bem didática como ele acontece.


Quer ver mais dicas sobre o seu lago? Acesse nossa área de dicas e fique sempre por dentro